PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA
Minas Gerais
Magnífica reserva natural no sudoeste mineiro, o Parque da Serra da Canastra tem um bioma predominantemente formado por campos e variedades fitofisionomicas do Cerrado.
Em seus 200 mil hectares de área, com quase metade já regularizada, é o berço das nascentes do Rio São Francisco e rico em cachoeiras em impressionantes paredões de rocha.
Seus pontos extremos atinguem 1.500m de altitude, mas com mudanças repentinas, até mesma nas estradas de terra, recomendando-se a utilização de veículos com tração 4x4.
Em alguns pontos do Parque da Serra da Canastra existem sítios arqueológicos ainda em fase de identificação e catalogação, inclusive pinturas rupestres. A visitação precisa ser cuidadosa, evitando-se descaracterização do local.
O Parque é sinalizado, indicando os atrativos. O turista pode apreciar a diversidade cênica e praticar esportes de aventura. A contemplação de aves silvestres é outra atividade muito frequente, principalmente por conta dos espécimes da região.
Motos, bicicletas e veículos offroad, devidamente emplacados, podem circular pelas estradas. Há multa para o caso de não obediência a esta condição.
Os municípios do entorno oferecem boas opções de hospedagem/alimentação.
Atrativos
Parque Nacional da Serra da Canastra
Nascente do Rio São Francisco. (Nascente hitórica)
Cachoeira Casca D'Anta, com 186m de queda. Em sua parte alta, antes da queda, piscinas de água fresca e um mirante, o qual exige cuidados por conta do risco de acidentes. Ver mais...
Cachoeira do Fundão, considerado por muitos a cachoeira mais bonita do Brasil, possuí uma grande queda livre e um poço natural de águas de um verde esmeralda incrivel.
Cachoeira dos Rolinhos, mais uma bela obra da Natureza. Diversas outras quedas existem no Parque da Canastra.
Curral de Pedras, construído para conter o gado enquanto os tropeiro dormiam.
Garagem de Pedras, local usado como entreposto para os moradores da localidade Vão dos Cândidos, os quais subiam pela chapada a pé ou em lombo de burros, buscando acessar o caminho para o Triângulo Mineiro.
Localização, como chegar no Parque Nacional da Serra da Canastra
Ditâncias, rodovias, estradas, acessos...
Localização
O Parque Nacional da Serra da Canastra está localizado Sudoeste de Minas Gerais, seu território ocupa parte dos municípios de São Roque de Minas, São João Batista do Glória, Capitólio, Delfinópolis e Sacramento.
São 4 portarias de entrada no parque, sendo a principal e a que está mais próxima dos atrativos é a "Portaria 1" localizada em São Roque de Minas, na mesmo ficam outras portarias, a "Portaria 4" da acesso à parte baixa da Casca D, Anta e a Portaria 2 que da acesso ao Distrito de São João Batista da Canastra. A "Portaria 3" está localizada no outro extremo do parque no Município de Sacramento.
próximo ao Rio Grande/Lago de Furnas, a 537km de São Paulo (SP); 689km do Rio de Janeiro, (RJ); 368km de Belo Horizonte (MG);
De São Paulo (SP) seguir pela Rodovia dos Bandeirantes; Anhanguera e seguintes. Recomendamos utilizar GPS para opções mais adequadas.
Do Rio de Janeiro: iniciar pela BR-040. Recomendamos utilizar GPS para opções mais adequadas.
De Belo Horizonte: Seguir pela MG-050 até o destino.
Via aérea: diversas empresas têm vôos para Araxá, MG, município com infraestrutura aeroportuária. Algumas delas: Azul, LATAM, Gol.
Ailnda em Araxá é possível encontrar bons locais de hospedagem e locadoras de veículos.
Mapa de localização
.É em São Roque de Minas onde está localizada a principal portaria do Parque e que tem acesso aos atrativos mais visitados.
Mapa Ilustrado da Serra da Canastra - Minas Gerais
Cidades da Serra da Canastra
Distritos e locais
Siga Rotas da Serra da Canastra nas Redes Sociais:
Instagram:
fale conosco:
rotasdaserradacanastra@gmail.com